segunda-feira, julho 20, 2009

Nova Identidade - Pão de Açucar

O que faz uma empresa a mudar sua logomarca, ou melhor, o maior património que uma corporação possa ter? Será porque os executivos de grandes empresas cometem essa loucura? Segundo o Sr. José Roberto Tambasco, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar "essa atitude mostra nosso compromisso com as mudanças e tendências de comportamento e as adequações que temos que fazer ao longo dos anos para melhor atender e responder as mudanças e expectativas dos nossos consumidores. A nova logomarca traduz essa atitude da marca cuja vocação é a inovação“


antes


depois

Segundo o pessoal da FutureBrand, uma das agências conceituadas no desenvolvimento de identidades visuais falou que a "logo brilhante remete a transparência da companhia e do frescor dos alimentos. As formas arredondadas são para conferirem calor humano. O traço contínuo foi inspirado na imagem do infinito". muito estranho essa defesa de apresentação. Poderia ser melhor.

O projeto teve início a dois anos, com estudos e análises envolvendo muitas empresas (Ibope, Research International, FutureBrand BC&H e PA Publicidade) que começaram os trabalhos a partir dos consumidores. “O diagnóstico teve início há dois anos. Com base nos primeiros resultados, intensificamos os estudos e propostas, com pesquisas qualitativas, quantitativas e análise semiótica da marca em várias cidades brasileiras”, explica Fabiano Ferreira, diretor de marketing do Grupo.








Ao todo foram investidos 3,3 milhões de reais para o novo projeto, incluindo PDVs, Vinhetas, pesquisas, filmes e fachadas com o slogan: "Uma nova marca. O mesmo Pão de Açucar"

É uma boa iniciativa do grupo e um ótimo momento para o modernização, onde estamos vivendo na era da "web 2.0"

A única dúvida que fica no ar, é qual será a durabilidade dessa logo ao longo dos anos? pois isso não se passa de um modismo? e se tudo é novo, qual o motivo do slogan dos anúncios permanecerem igual aos anteiores?