sexta-feira, julho 28, 2006

RIO 2007, Jogos Pan-Americanos

Com estilo bem brasileiro, a logomarca do Rio 2007, ganha destaque pelas principais mídias ao redor do mundo, onde tive a curiosidade de saber o que significava o símbolo.
Os jogos Pan-Americanos serão realizados na cidade do Rio de janeiro em 2007, entre os dias 13 a 29 de julho.

O CO-RIO (Comitê Organizador do Pan Rio 2007) elaborou uma concorrência entre agências de design no país todo, onde foram pré-selecionados 20 escritórios que participaram das últimas bienais da ADG (Associação de Design Gráfico). Entre esses vinte escritórios, quinze enviaram seus currículos e cinco foram selecionados pelo comitê, onde receberam a orientação de criar uma logomarca baseada em uma série de características, entre as quais destacavam-se quatro: brasilidade, ineditismo, juventude das Américas e o fato do Rio de Janeiro ser uma cidade alegre e esportiva.

Segundo a Dupla Design, escritório que venceu a concorrência afirma que a logomarca "basea-se nos movimentos do esporte aliados ao arrojo do vôo, a logomarca traz um pássaro como ponto de partida para retratar os recortes da paisagem da cidade, em especial do Pão-de-Açucar. E a repetição deste elemento, com cores, tamanhos e posições diferentes, representa a reunião das várias culturas das Américas, irmanadas e integradas". O lettering "tem a modernidade da linguagem digital dos cronômetros e placares".

A Dupla Design além de ter ganhado em seu portfólio um trabalho reconhecido mundialmente, ganhou também o contrato de desenvolver toda a comunicação visual até o fim dos jogos. Recentemente o escritório criou um sol sendo o mascote oficial dos jogos Pan-Americanos, cujos prenomes são: Cauê, Luca e Kuará. O nome será escolhido por votação popular através de cupons distribuidos nos jornais da infoglobo (O Globo, Extra e Expresso), de urnas eletrônicas do RJTV (noticiário local da TV Globo) que irá disponibilizar em vários pontos da cidade e pela internet, acessando www.globo.com/mascote. Deixe sua sugestão lá e qual nome você acha que tem a cara do Brasil?