domingo, julho 30, 2006

Pós-Modernismo. O mundo digital

O mercado está passando por uma transição de economia industrial para a economia digital, onde afeta toda economia de um país, de empresas e toda a população. É a era pós-moderna, que começou em 1945 quando a bomba de Hiroxima devastou a civilização industrial, supererando seu poder tecnológico pela força destruidora. Dali em diante, formou novas maneiras diferentes de agir com as novas tecnologias e novas formas de relacionamento interpessoal. Como diz Ana Paula "Tudo é novo: o processo de educação, a mídia, a overdose de informação, o fim das fronteiras". É como antigamente com a revolução industrial, quando o modelo artesanal passou a ser industrializado por meio de uma linha de produção. Na época, todo mundo achava difícil e revolucionário. Hoje em dia com a era digital, é a mesma coisa, e com mais difículdade do que antigamente. Somos bombardeados com tecnologia e informação de modo muito rápido, e isso afeta o modo de viver, o modo de consumo, de empresas e indústrias para sobreviver no mercado. Temos que adaptar a esse novo mundo.

Trabalhei mais de 6 anos, no segmento que mais sofreu com essa nova era digital: O mercado fotográfico, onde empresas e indústrias, estão encontrando inúmeras dificuldades para sobreviver a esse novo mundo. Temos exemplos recentes da Kodak, com o fechamento de fábricas ao redor do mundo, demitindo muitos funcionários, por conta de um reposicionamento mundial. Aqui no Brasil foi a fábrica de São José dos Campos (SP), demitindo mais de mil funcionários. A FujiFilm na qual eu trabalhei, está passando por uma de suas maiores crises e tendo de encontrar um reposicionamento urgentíssimo.

Hoje em dia, quem não tem um computador ou não acessa Orkut ou Messenger é jurássico. Ter câmera digital ou um celular que tira foto é moda. Poder clicar e olhar a imagem na hora, sem precisar de gastar dinheiro com filme e revelação para saber como que ficou a foto, é fabuloso. Fotógrafos profissionais que não adquiriu sua câmera digital, já está fora do mercado. Ouvi muitos depoimentos de fotógrafos dizendo: "perdi um cliente porque ainda não fotografo com câmera digital". Os clientes deles ja fazem a primeira pergunta: "fotografa com câmera digital?".
Pois, como empresas e indústrias, podem sobreviver a esse novo consumidor da era digital?

A FujiFilm ja está pensando em algo, saindo de um conceito na qual revela fotos bonitas para se tornar "a própria imagem do sucesso" e já começou com esse novo reposicionamento modernizando sua logomarca.
Pois olha sua evolução ao longo do tempo: